Product-DetoCord

DetoCord·Cordão Detonante

O DetoCord é um cordão detonante flexível com um núcleo explosivo de PETN, encapsulado em uma fita envolvida por fibras naturais ou sintéticas e finalizada com um revestimento de plástico, conferindo ao produto robustez, maleabilidade e resistência à água. Sob as condições correctas de uso, o DetoCord pode iniciar todos os produtos explosivos da LISACRA, como o ExploEmul, e o ExploANFO. O DetoCord pode ser utilizado como linha mestra para iniciar detonadores não elétricos em várias sequências e pode ser ajustado com diferentes quantidades de carregamento de PETN para se adaptar a várias aplicações de explosão.
O DetoCord tem três tipos: permissível, reforçado e padrão.
  • Excepto no caso de um relâmpago direto, o cordão detonante DetoCord não é afetado por correntes parasitas geradas por tempestades eléctricas, linhas eléctricas e transmissores de rádio/radar que tornam os disparos eléctricos comparativamente perigosos
  • O impacto intenso ou a fricção podem iniciar o DetoCord, mas não é sensível à iniciação durante o manuseamento normal
  • Pode ser utilizado de forma estável e segura a temperaturas abaixo de 70°C. Para temperaturas entre 70°C e 80°C, o tempo de exposição não deve ultrapassar 24 horas

 

  • As linhas descendentes do DetoCord devem ser comprimentos contínuos de cabo e nunca devem incorporar nós, emendas dentro de um orifício de explosão.
  • O DetoCord deve ser cortado com uma ferramenta do tipo bigorna ou com uma faca afiada. Os dispositivos de corte, que têm uma ação de cisalhamento (por exemplo, tesouras), não devem ser utilizados para cortar cordões detonantes.
  • Um cordão da maior parte dos DetoCord pode ser iniciado pela detonação de um cordão adjacente com uma carga de núcleo PETN de 5 gm/m ou superior, desde que os dois cordões estejam efetivamente ligados por um nó adequado.
  • Ao ligar as linhas do cordão detonante, puxar todos os nós firmemente para cima, de modo a que as duas linhas estejam em contacto positivo, e aparar as extremidades dos nós para evitar que cruzem as linhas de tronco ou de descida e provoquem cortes. Manter cada ligação o mais possível em ângulo reto para evitar possíveis falhas de corte que podem ocorrer quando a linha descendente faz um ângulo agudo para trás em direção ao ponto de iniciação da linha do tronco. As linhas de tronco podem ser iniciadas por um detonador elétrico, por um detonador não elétrico ou por um detonador simples cravado com uma espoleta de segurança. A extremidade da base do detonador é fixada com fita adesiva ao cordão e deve apontar na direção em que o cordão detonante deve detonar.