O ExploANFO destina-se a ser utilizada em operações a céu aberto e subterrâneas em furos secos, sendo constituído por uma nitrato de amónio poroso e gasóleo.
Simplicidade e a estabilidade dos seus componentes tornam-no mais fiável durante o armazenamento e o transporte, reduzindo o risco de explosões acidentais.

- É aplicável para uma grande variedade de aplicações de detonação em condições a granel e também adequado para rocha dura média em furos secos.
-
É facilmente carregado e preenche completamente o furo.
-
É de fluxo livre, permitindo a sua utilização em furos de sondagem ou num carregador pneumático aprovado.

- Durante o processo de fabricação do ExploANFO, é possível ajustar a proporção entre nitrato de amónio e óleo combustível para alcançar um controlo preciso do efeito explosivo, permitindo que o ANFO responda às diferentes necessidades de aplicação. Pode ser amplamente utilizado em áreas como demolição de edifícios, explosões em minas e projetos de engenharia hidráulica. A sua natureza granular permite-lhe preencher completamente o volume da carga, fixando-se às paredes do furo e transmitindo à rocha a pressão máxima de detonação gerada.

O produto é proibido para uso em operações de detonação perigosas com gás inflamável ou poeira de mina. A fim de garantir o desempenho dos explosivos, o armazenamento deve ser efectuado em conformidade com os regulamentos relativos aos explosivos, armazenados em armazéns autorizados, mantidos secos, a baixa temperatura e em condições de ventilação, afastados de detonadores, substâncias explosivas, oxidantes, substâncias inflamáveis e cumprindo os requisitos de temperatura. No processo de transporte e armazenamento do produto, deve ser dada atenção à humidade e à impermeabilidade, com cuidado e delicadeza.
Após armazenamento prolongado, a capacidade de trabalho de detonação pode diminuir. A temperatura deste produto deve situar-se no intervalo de -25℃ até +60℃. A temperatura do produto refere-se à temperatura da pasta explosiva e não à temperatura ambiente. OExploANFO não é resistente à água, portanto, não deve ser introduzido em furos húmidos.

